quinta-feira, 2 de julho de 2009

A vida com Diabetes


A algum tempo dei uma breve entrevista sobre minha vida com a "TiaBete" para a ADJ http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=723&tipo=4 segue:


A vida de Caio Barreto sempre esteve ligada ao mar. Quando criança, costumava viajar com a mãe para o litoral de São Paulo para ajudar seu pai, que era dono de um quiosque em Peruíbe. Adorava a praia e vivia cheio de sonhos: queria saltar de pára-quedas, pilotar avião, praticaresportes radicais, e, acima de tudo, surfar e mergulhar.

Foi aos 12 anos, que Caio enfrentou sua primeira onda. “Na época em que meu pai trabalhava no litoral, não existia banheiro público perto, então acabávamos urinando num local próximo. Certo dia, ele percebeu que tinha muita formiga em volta da urina e acabou desconfiando que eu pudesse estar com diabetes”, afirma Caio. “Fomos a uma farmácia e fiz o teste. A fita, de amarela, ficou roxa”, conta.

A família subiu a Serra e foi, logo que possível, a um endocrinologista, que confirmou o resultado do exame: “Ele disse que não era nada demais, mas que eu não poderia praticar os esportes que tanto desejava. Fiquei completamente arrasado e, junto com meus pais, fomos procurar outro médico”, afirma caio, que após se consultar com outros cinco profissionais, viu o mar se abrandar.

O novo médico disse que ele poderia nadar, surfar, mergulhar, enfim, fazer tudo o que ele quisesse, desde que conhecesse bem a “Tia Bete”, como ele chama o diabetes, e se preparasse para isso.

Hoje, aos 26 anos, Caio navega tranquilamente para onde quer. Ele é coordenador de projetos de informática, uma área muito dinâmica, com a qual ele teve de adaptar seu diabetes. “Na minha gaveta tenho o meu medidor de glicemia, insulina rápida e doces para emergências”, diz. Além disso, o jovem faz academia no horário do almoço, participa de corridas de rua e, nos finais de semana, faz o que mais gosta: Surf eMergulho Recreativo.

“Como sou apaixonado por água e mar, a “Tia Bete” nunca foi uma restrição para mim na pratica dos esportes. Com a ajuda de um médico, conciliamos a dieta e essas atividades esportivas. Tanto para o Surf quanto para o mergulho é necessário estar bem controlado e bem alimentado”, completa.

Para quem descobriu que tem diabetes recentemente, o esportista Caio deixa sua dica: “A “Tia Bete” não é nenhum bicho de sete cabeças. O segredo é você aprender o máximo sobre ela, pois só assim você poderá tomar as decisões certas nos momentos corretos. Caso você goste de praticar algum esporte ou atividade física, procure aconselhamento médico, pois um bom médico pode te dar boas dicas de como se preparar”.


Autor: Pablo de Moraes
Fonte: ADJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário