terça-feira, 25 de outubro de 2011

Oficina da CAOA Hyundai da Av. Sumaré

Como meu pai costuma dizer, "precisamos matar um leão por dia..." pois cada dia eu entendo melhor o que ele quer dizer. Tenho um hyundai I30 comprado no ano fim passado(2010) estou adorando o carro, muito confortável, bonito, potente e beberrão (na cidade está fazendo entre 6 e 7 km/l), mas não reclamo pois ele é um 2.0 com 145 cv, e o meu trajeto diário é muito curto somente 8 km, por isso sei que ele não está rendendo tudo que deveria. A história é pouco extensa pois houveram muitos episódios, e eu preciso desabafar pois a situação é muito ridícula e revoltante.

Pois bem, chegado os 10 mil km agendei a revisão da Hyundai da Av. Sumaré aonde eu comprei o carro, pois a principio fui muito bem atendido pela vendedora Anny, agendei pelo telefone e depois deixei o carro na oficina, expliquei que estava com alguns barulhos no tampão do porta malas e na janela do passageiro do banco traseiro, o atendente anotou tudo e depois me ofereceu além dos itens da troca com o preço fechado alguns itens para minha aprovação como alinhamento e balanceamento e etc. Pois bem, deixei o carro numa quinta-feira de manhã, ao chegar no serviço lembrei de uma peça solta que um amigo havia encontrado em baixo do banco do passageiro, uma peça de plastico preta em formato de um Y, liguei para o atendente e expliquei sobre a peça o atendente na hora já me explicou que se tratava de um difusor de ar que ficava encaixado a baixo do banco e confirmou que não era nada grave e que encaixaria a peça. Na sexta recebi uma ligação que o carro estava pronto, fui até a concessionária para retirar o carro com o meu pai pois a concessionária não é próxima do meu serviço, chegando lá um moça me recebeu e me deu um monte de papeis para eu assinar e logo em seguida eu paguei, fiquei mas um tempo esperando o meu carro, aproximadamente uns 30 minutos e logo que meu carro apareceu  sai da loja com certa pressa pois estava no horário de serviço. Ao dirigir pela Av. Sumaré notei um barulho muito estranho de metais vindo do porta-malas, parei o carro assim que pude e descobri que o meu protetor de carter estava no meu porta-malas, voltei até a oficina e procurei alguma explicação, procurei o atendente que havia recebido o meu carro na quinta o senhor Jeverson que me explicou que o protetor estava quebrado e quando soltaram para trocar o óleo do motor que viram estava quebrado.
Ai começa a minha dor de cabeça, primeiro de sair com o carro e ninguém me avisar que estava sem o protetor e que ele estava no meu porta-malas, segundo que eu cheguei com o carro de uma forma e saí de outra. Eu me pergunto, como o meu protetor poderia estar quebrado se eu cheguei na oficina com o carro sem barulhos (provenientes do motor) e sem arrastar nada pela rua, o que aconteceu provavelmente foi que os mecânicos ao tentar soltar o protetor quebraram alguma peça e não quiseram se responsabilizar. Perguntei para o atendente como eu iria ficar e ele me explicou que eu precisaria comprar um outro pois não havia forma de utilizar aquele, e me informou que o valor da peça era de 200 reais. Atordoado e com pressa fui embora com o protetor, chegando no serviço fiz mais uma constatação descobri que o tal difusor de ar que havia pedido para o Jeverson encaixar para mim estava exatamente no mesmo lugar que eu havia deixado, nesse momento para mim foi a gota final, liguei para o Jeverson e cobrei uma explicação, ele simplesmente disse que esqueceram e que era para eu passar lá novamente para eles encaixarem a peça. Vê se tem cabimento um atendimento nesse nível. Assim que cheguei na minha mesa liguei para o SAC da Hyundai e abri uma reclamação relatando tudo que havia ocorrido, na segunda-feira me ligaram e disseram que alguém da  da oficina iria me ligar para resolver o problema, nesse momento fique esperançoso pois imaginei que esse problema seria resolvido rapidamente, pois bem havia esquecido que estamos no Brasil, um senhor de nome Edmundo dizendo ser o Gerente de pós vendas me ligou e solicitou para que eu explicasse o acontecido, mau eu termine de explicar o senhor já com a voz alterada me disse que era isso mesmo que o meu carro havia chegado com o protetor quebrado e que não poderia fazer nada, nesse momento eu interrompi o tal Edmundo e expliquei que se era essa a postura que ele iria assumir não precisaríamos continuar a conversa, ele se acalmou e perguntou o que eu queria para resolver o problema, expliquei que queria o meu protetor instalado da mesma forma que eu havia chegado na oficina. Com ironia ele respondeu que poderia prender então as 3 pernas do protetor, se fosse isso que eu quisesse, não continua a conversa com ele pois percebi que estava perdendo o meu tempo e me irritando ainda mais. O que eu fiz simplesmente foi voltar a ligar para o SAC da Hyndai e reportar mais esse episódio, e até o momento estou esperando o retorno deles, e infelizmente estou correndo o risco andando com o meu carro sem o protetor.

Não sou dono de oficina muito menos mecânico trabalho na área de sistemas e desenvolvimento de software, porém em um caso desses eu iria chamar o dono do carro antes de tirar o protetor e mostrar a situação, não simplesmente tirar e depois não conseguir colocar o protetor e "esconder" no porta-malas do cliente.

Assim que tiver novidades postarei as cenas dos próximos capítulos.

Briga pelos meus direitos de consumidor: Tentando utilizar as minhas milhas no SMILES

Ultimamente estou com fama de chato, só por que não aceito ser mal tratado e reclamar quando acho que os meus direitos foram desrespeitados. Nessas últimas semanas precisei usar alguns serviços de algumas empresas.

Tentei utilizar as milhas que tenho na smiles da GOL e fiquei mas de 50 minutos esperando para ser atendido, como muitos não tenho tempo para ficar pendurado no telefone aguentando a musica de espera, desliguei e em seguida abri reclamação no SAC da própria em GOL e também abri uma reclamação no site reclame aqui o que surtiu efeito pois no dia seguinte alguém do backoffice da GOL me ligou e explicou todo o problema de integração com a antiga Varig e explicou que infelizmente o único canal de comunicação para utilização das milhas para empresas parceiras(no meu caso American Airlines e Delta) era pelo telefone 4003-7001, me explicou que mesmo indo no aeroporto ou qualquer loja da GOL eles não conseguiriam me ajudar pois o acesso ao sistema é centralizado e não é integrado. A pessoa me explicou tudo sobre os problemas no sistema e explicou também que o tempo de atendimento para este serviço é mais moroso pois o atendente precisa verificar em diferentes empresas e diferentes datas para tentar conseguir alguma chance para utilizar as milhas. Bom no meu caso ele conseguiu transferir direto para uma atendente que tentou todos os feirados até o fim do ano que vem 2012 e não soube me explicar o porquê da falta de vagas para um período tão longe.

Pois bem em resumo o que eu gostaria de passar é que nós, sim digo nós pois eu também muitas vezes não faço, precisamos parar de aceitar que é assim mesmo, que as grandes empresas nunca vão ter um nível de qualidade satisfatória pois estamos no Brasil, precisamos sim reclamar, divulgar e para alguns sermos chatos, pois as empresas sabem que os brasileiros não são exigentes e por isso eles não investem na qualidade e sim só o lucro.