quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dicas de Mergulho para Diabéticos

Mergulhador Diabético

Meu nome é Caio Barreto e tenho diabetés tipo 1(insulinodependente) desde os meus 12 anos, hoje tenho 26. Desde pequeno sempre sonhei em realizer esportes radicais e perigosos, quando descobri que tinha a “Tia Bete”(apelido que dei para a minha diabetés) fiquei muito arrasado pois o meu primeiro médico era daqueles que te põe pra baixo dizendo que você não pode fazer nada. Bom depois de uns 5 médicos descobri um que falava a minha lingua e me disse que eu poderia fazer o que eu quisesse desde que eu estivesse bem controlado e que conhecesse muito bem o meu corpo.
Hoje eu utilizo dois tipos de insulina: Lantus (insulina basal) e a Humalog (Insulina Regular ou rápida) com este controle eu tenho maior flexibilidade pois tomo uma insulina para o dia inteiro(sem picos) e a outra para consumir o que eu comer. Não irei entrar em detalhes pois o foco é o mergulho, mas para ter uma idéia de como eu me controlo a minha glicemia nos mergulhos.
Com 19 anos eu pesquisei conversei com meu médico sobre realizar este esporte que tanto me facinava, as orientações dele forão as mesmas, estar com a glicemia bem controlada e sempre atento as sinais do meu corpo, medir a glicemia sempre antes e depois de mergulhar e me alimentar.
Então fui fiz o curso de mergulho sem problemas, hoje já tenho a certificação de “advanced” com mais ou menos 50 mergulhos.
O meu conselho para que é diabético e pretende ou já mergulha:
1. Sempre conversar com seu médico antes, ele é o cara que pode te dizer se você está apto a realizar está atividade.
2. Leve sempre o kit básico de um diabético inteligente, Medidor de Glicemia, Insulina em bolsa térmica, Glicose para emergencias, sache de glicose para levar no colete caso precise em baixo d`agua
3. Quando for mergulhar avise o DM(Dive Master) responsável sobre a sua particularidade e caso ele não saiba o que fazer caso você tenha uma complicação oriente de forma clara e que não o assuste, pois já vi DM me questionado se eu realmente podia mergulhar.
4. Escolha bem a sua dupla e esplique para ele també o que fazer em caso de emergencia, combine um sinal caso você estaja tendo uma Hipoglicemia.
5. Messa a glicemia antes de mergulhar, minha dica comer algum carboidrato complexo(aqueles que serão absorvidos mais lentamente) é nunca descer com a glicemia abaixo de 100 pois o exercicio, a agua gelada, tudo isso consomi muita glicose, por isto eu mergulho com a glicemia um pouco mais alta, por segurança.
6. No mergulho estar sempre atento com os seus sentimentos, caso comece a dar muito caimbra, sentir qualquer sintoma de Hipoglicemia, avisar o seu dupla, ingerir a glicose que você levou no colete e ir para um lugar seguro.
7. Ao sair medir novamente a glicemia, alimentarse e descanssar.

Obs. Cuidado com os mergulhos noturnos pois a tendência de ter hipoglicemias a noite é maior devido a desgate fisico do dia de mergulho.

Links relacionados: